segunda-feira, 3 de junho de 2019

Hermes Trismegisto 🕉

Hermes Trismegisto 🕉

Quod enmim est erit semper ( Pois o que é, sempre será ).
Hermes Trismegisto

Hermes Trismegisto (Hermes tres vezes grande), fundador da doutrina hermética e pai da alquimia, chamado por Roger Bacon de "pai dos filosofos", a origem desta figura mitica esta envolta em misterio e duvidas, assim como sua verdadeira identidade, sobre se seria uma ou mais pessoa, ou mesmo se Hermes seria um homem ou uma divindade.

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De seu famoso livro “Caibalion”, este uma definição de Hermes:

"Entre os Grandes Mestres do antigo Egito, existiu um que eles proclamavam como o Mestre dos Mestres. Este homem, se é que foi verdadeiramente um homem, viveu no Egito na mais remota antiguidade. Ele foi conhecido sob o nome de Hermes Trismegisto. Foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia, o descobridor da Alquimia. Os detalhes da sua vida se perderam devido ao imenso espaço de tempo, que é de milhares de anos, e apesar de muitos países antigos disputarem entre si a honra de ter sido a sua pátria. A data da sua existência no Egito, na sua última encarnação neste planeta, não é conhecida agora mas foi fixada nos primeiros tempos das mais remotas dinastias do Egito, muito antes do tempo de Moisés. As melhores autoridades consideram-no como contemporâneo de Abraão, e algumas tradições judaicas dizem claramente que Abraão adquiriu uma parte do seu conhecimento místico do próprio Hermes. Depois de ter passado muitos anos da sua partida deste plano de existência os egípcios deificaram Hermes e fizeram dele um dos seus deuses sob o nome de Thoth. Anos depois os povos da Antiga Grécia também o deificaram com o nome de Hermes, o Deus da Sabedoria. Os egípcios reverenciaram por muitos séculos a sua memória, denominando-o o mensageiro dos Deuses, e ajuntando-lhe como distintivo o seu antigo título Trismegisto, que significa o três vezes grande, o grande entre os grandes.

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Nos primeiros tempos existiu uma compilação de certas Doutrinas básicas do Hermetismo, transmitida de mestre a discípulo, a qual era conhecida sob o nome de Caibalion, cuja significação exata se perdeu durante vários séculos. Este ensinamento é, contudo, conhecido por vários homens a quem foi transmitido dos lábios aos ouvidos, desde muitos séculos. Estes preceitos nunca foram escritos ou impressos até chegarem ao nosso conhecimento. Eram simplesmente uma coleção de máximas, preceitos e axiomas, não inteligíveis aos profanos, mas que eram prontamente entendidos pelos estudantes; e além disso, eram depois explicados e ampliados pelos Iniciados hermetistas aos seus Neófitos."

Hermes é tido como o autor de um compenio de textos sagrados, ditos "herméticos", contendo ensinamentos sobre artes, ciências e religião e filosofia: O Corpus Hermeticum – que foi o conjunto de suas obras, cujo propósito seria a deificação da humanidade através do conhecimento de Deus. (É pouco provável que todos esses livros tenham sido escritos por uma única pessoa, mas representam o saber acumulado pelos egípcios ao longo do tempo).
Ele foi objeto de estudos por muitos autores durante a Idade Média, como Tomás de Aquino e Alberto o Grande, entre outros, apesar da proibição da prática da magia pela Igreja medieval. Depois da tradução feita por Marsilo Ficino em 1463, a obra teve grande repercussão na Europa e incontáveis edições que atestam o profundo interesse e entusiasmo despertado por Hermes na Renascença.
O interesse dos autores cristãos por Hermes Trismegisto deve-se em grande parte às referências e comentários de Lactâncio e Clemente de Alexandria, que o consideraram o primeiro autor de Teologia, fonte e origem de uma tradição de sabedoria anterior a Orfeu, Platão e Pitágoras, e antecipador do cristianismo.
Outra caracteristica da possibilidade de “varios autores”, esta no fato, dos escritos do Corpus Hermeticus poderem ser classificados como pertencentes a dois tipos de gnose aparentemente contraditorias, uma do tipo pessimista(dualista) e outra otimista(universalista).
A gnose pessimista, vê o mundo material impregnado pela influência fatal das estrelas e mau por si mesmo, enquanto que o gnóstico otimista, o divino impregna toda a matéria.

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Hermes, o profeta

Em seus livros, Hermes não se mostrava apenas como filósofo, mas também como profeta falando do futuro. Atribuiu-se a ele a previsão do fim da religião antiga, o nascimento de uma nova fé e o advento de Cristo. Santo Agostinho creditou essas previsões às estrelas ou à revelação dos demônios. Já Lactâncio o situou entre as sibilas e os verdadeiros profetas.

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Principios Hermeticos

O culto religioso ensinado por Hermes envolve a prática da magia astral, capaz de animar as estátuas dos templos através do conhecimento das propriedades ocultas das substâncias, arranjadas “conforme os princípios da magia da simpatia e por introdução no interior das estátuas, mediante invocação, da vida dos deuses celestiais”.
Segundo a doutrina hermética, “eflúvios de infuências” jorram das estrelas para a Terra, e podem ser canalizados por um operador que domine o conhecimento oculto. Essa “magia astral” associa aos planetas uma complicada pseudociência de simpatias ocultas e feitura de imagens.
Os doze signos do zodíaco possuíam suas plantas, animais e imagens correspondentes, o mesmo acontecendo com todas as constelações e estrelas do céu. Neste sistema infinitamente complexo de relações, tudo se tornava Um.
Ao mago caberia pois entrar neste sistema e fazer uso dele, “usando corretamente as simpatias ocultas nas coisas terrestres, as imagens celestiais, as invocações e nomes”. Assim, cada decano tinha a sua imagem própria, bem como vários aspectos, e presidiam as formas de vida nascidas nos períodos governados por eles. Considerados como poderosas forças divinas ou demoníacas situadas acima do círculo do zodíaco e dos planetas, atuavam na Terra através dos demônios, ou ainda dos planetas.
A sua famosa lei, segundo a qual “o que está em cima é igual ao que está em baixo”, tornou-se um dos chavões prediletos dos astrólogos e dos praticantes das “ciências ocultas”. Atribui-se também a ele a classificação astrológica dos sete tipos humanos, correspondentes aos sete planetas (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno), presentes nos manuais clássicos de astrologia, e também a divisão do zodíaco em 12 signos.

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TRÊS INICIADOS - O CAIBALION
ESTUDO DA FILOSOFIA HERMÉTICA DO ANTIGO EGITO E DA GRÉCIA UNIVERSALISMO

ÍNDICE:
INTRODUÇÃO; 1. A FILOSOFIA HERMÉTICA; 2. OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS; 3. A TRANSMUTAÇÃO MENTAL; 4. O TODO; 5. O UNIVERSO MENTAL; 6. O PARADOXO DIVINO; 7. O TODO EM TUDO
8. OS PLANOS DE CORRESPONDÊNCIA; 9. A VIBRAÇÃO;10. A POLARIDADE; 11. O RITMO; 12. A CAUSALIDADE; 13. O GÊNERO
14. O GÊNERO MENTAL; 15. AXIOMAS HERMÉTICOS

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