segunda-feira, 21 de outubro de 2013

COMPLEMENTARIEDADE - Completar-se não é anular-se...


Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.”  (Gênesis 2:18) NTLH.
 
Completar-se não é anular-se...
 
“Se você diverge de mim, não é meu inimigo, você me completa”
(D. H. C)
 
Conviver com o igual esvazia a relação, empobrece todos os níveis de comunicação, gerando tédio no cotidiano.
 
Há pessoas que são muito românticas e buscam um amor idealizado, apesar de serem realistas, ainda embarcam nessa busca pelo amor ideal onde imaginam que os desencontros não ocorrem.
 
Onde houver duas ou mais pessoas se relacionando haverá conflitos, não para nos paralisar, mas para possibilitar nosso crescimento e transformação.
 
Acreditamos verdadeiramente que duas pessoas possam se encontrar e apesar de suas diferenças se completarem, desde que tenham muito mais que um grande amor entre si, mas que também tenham principalmente objetivos, valores, sonhos e desejos em comum.
 
Atualmente, está se tornando uma missão quase impossível encontrar alguém que reúna características como gentileza, inteligência e intelectualidade. Alguém capaz de tirar o fôlego, de surpreender, de emocionar, mas ao mesmo tempo contenha objetividade e pragmatismo necessários, sem deixar evaporar o encanto da vida a dois.
  
“É sempre altamente enriquecedor aceitar e ser aceito pelo outro”
 
“O AMOR É A HERANÇA GENÉTICA DOS FILHOS DE DEUS” (I João 4:7-8)
 
Amar é olhar para outra pessoa e mais do que admirá-la, observar seus traços, seu jeito, seus movimentos.

Amar é descoberta. (CONHECER) É desvendar sem pressa o passado de quem se gosta, não pela neurose de uma investigação, mas pelo prazer de apreciar aquela história como quem ouve contos infantis na hora de dormir.
 
Amar é tolerância, é concessão. Não significa mudar e nem exigir mudanças do outro, mas estar disposto a se adaptar, ajustar expectativas, alinhar propósitos. É caminhar lado a lado, olhando juntos na mesma direção.
 
Amar é transparência, é dizer o que se pensa, na hora certa. É não se omitir pensando ser possível empurrar conflitos para debaixo do tapete.
 
É imprescindível construir uma transparência que gere credibilidade, confidencialidade e lealdade.
 
Amar é tocar. É beijo que acelera o coração. E andar de mãos dadas, sussurrar palavras doces ao ouvido. Enfim, cuidar e ser cuidado.
 
Amar é revelar-se num grande espelho e permitir que o outro veja como você é de fato.
 
É também ver a si próprio discernindo virtudes e defeitos. É tomar cuidado com a ansiedade, a angústia, a incompreensão e as cobranças pela mudança de si mesmo e do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário