sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A Lei de Causa e Efeito‏

Qualquer ato ou fenómeno tem uma Causa que o produz, que por sua vez produz também um Efeito (que não é senão a mesma causa reproduzida de outra forma). Em resumo, qualquer causa tem seu efeito e qualquer efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com esta Lei.
Benevenuto, será que você consegue imaginar algo que exista sem que uma causa o torne possível? A doença existe porque há causas patológicas que a provocam. Os objetos que utilizamos existem porque há causas construtoras que os produzem. O Universo existe porque há uma Causa criadora.
Tudo acontece por um motivo, quer seja conhecido ou desconhecido. O resultado de qualquer situação tem de ser igual à causa.
A sorte ou o azar não é mais do que o nome que damos à Lei não reconhecida. A casualidade não existe, assim como também não existe o destino cego. É a casualidade!
Esta Lei é a mesma da Ação e Reação, estudada pela Física no postulado de Newton que diz: «a reação é igual e oposta à ação».Assim, podemos ver no mundo da biologia que a aplicação de água fria no organismo produz uma reação contrária (de calor) destinada a restabelecer o equilíbrio, que é sempre a finalidade desta Lei.
Nos planos intelectual e moral, ela rege-se pela mesma maravilhosa exatidão. Segundo esta Lei, o que chamamos de sorte ou infortúnio, não é mais do que a reação do Universo à ação que acabámos de levar a cabo (pelo que não devemos culpar ninguém por nossas desditas). Podemos dizer que esta Lei de Ação – Reação ou de Causa e Efeito representa a justiça da Natureza.
Esta Lei realiza-se de forma automática como todas as Leis da Natureza, para que você, Benevenuto, eu e todo o mundo, recebamos o que nossos atos provocaram, proporcionalmente à sua quantidade. Desta forma, aquele que coloca a mão no fogo vai-se queimar, mais ou menos de acordo com o tempo que a mão ficar exposta ao fogo. E pelo dano sofrido não poderá culpar o fogo, mas sim ele mesmo, e deverá retirar daí uma lição e uma experiência de vida.
Outro exemplo: uma pessoa que passeia por um bosque dobra violentamente o ramo de uma árvore e, por reação desta (sua elasticidade), quebra seu braço. De forma alguma, poderá responsabilizar a árvore por seu infortúnio, já que essa pessoa era livre de ter efetuado, ou não, o ato de dobrar o ramo. As ações voltam sempre a quem as praticou, tal como um bumerangue regressa ao ponto de partida ou como a ondulação provocada por uma pedra que cai na piscina; ao atingir a borda volta ao centro de onde partiu, restabelecendo assim o equilíbrio perturbado da água.
A Lei de Causa e Efeito é inexorável, matemática e fatal, mas não nos impede de fazer, ou não fazer, uma coisa ou outra. O que não se pode evitar é o efeito que se produzirá uma vez realizado o ato.

Colhe-se o que se semeia

Depois de qualquer Causa segue-se um Efeito do mesmo tipo. Se você semeia trigo, colherá trigo, não milho. Da mesma forma, um pensamento seu de paz colherá centenas de estados de paz. E o mesmo acontecerá com um pensamento de ódio que colherá centenas de estados de ódio.
Conhecer a fundo esta Lei, lhe protegerá de você mesmo, uma vez que é você quem rege seu destino.
Sua mente é o terreno onde você elabora as idéias e traça os planos do que pretende para sua vida. Os pensamentos que você cultivar na sua mente serão aqueles que se irão materializar. O mesmo acontecerá com seus atos. Se você dedicar tempo e perseverança aos seus projetos, estes irão prosperar.
Nossa força e eficácia na vida dependem da boa posição que ocupamos no lugar que nos corresponde, e na nossa relação com tudo o que nos rodeia.