sábado, 1 de outubro de 2011

APRENDENDO COM VOCÊ


A vida consiste num contínuo ciclo de aprendizado. Através dos anos investidos na nossa educação formal nós ganhamos a errônea impressão de que, para aprender, precisamos sempre de uma outra pessoa – o professor. Evidentemente que existem excelentes professores que têm devotado as suas vidas ao ensino, em benefício de outros, e eles são realmente preciosos. Porém, o seu melhor professor é VOCÊ. A vida está, constantemente, apresentando-lhe experiências de aprendizado. Você tem a opção de, através dessas experiências, aprender ou não aprender. Tudo que lhe acontece de bom ou de ruim – especialmente de ruim – é uma oportunidade para você aprender. 

Ao se defrontar com um aparente fracasso ou um retrocesso na sua caminhada, você tem basicamente duas opções. Você pode optar por se irar, se ressentir e se deprimir em função da sua experiência; ou você pode optar por aprender através daquela experiência. A maneira de reagir depende exclusivamente de você; e, quanto a isso, o seu controle é absoluto. Se você se ira e se ressente, o que você ganha em troca? Quais são os atributos positivos que essas emoções podem acrescentar à sua vida? 

Deus, através da frágil, temporal, porém sublime existência humana, nos dá oportunidades diárias de aprendermos preciosas lições. Podemos aprender com outras pessoas. Mas as melhores lições são aquelas aprendidas com as nossas próprias experiências. E cada pessoa tem a responsabilidade de decidir o que fazer com esse aprendizado.

RESSENTIMENTO


S e porventura nesta manhã você ao abrir os seus olhos pode identificar uma amargura e ressentimento contra uma determinada pessoa, saiba que você está provocando uma grande sabotagem contra si mesmo(a) Esse sentimento pode enfraquecer áreas vitais da sua vida ao corroer o que há de mais precioso na sua existência: o seu coração. 

Ressentimento é como um anzol que trazemos certas pessoas amarradas na nossa linha. Enquanto não a libertarmos desse anzol às conseqüências maléficas que trazemos sobre nós mesmos serão devastadoras. Ressentimento é a mãe das principais doenças emocionais e é a responsável por um número incontável de pessoas que hoje estão se submetendo a mais variadas formas de terapias ou ocupando leitos de hospitais. 

Quem é a pessoa (ou pessoas) que hoje você precisa “soltar” do seu anzol para que uma vez aliviado desse peso você possa criar pela graça de Deus um espaço no seu coração para a paz e felicidade? Nesse momento pense naquela pessoa a qual você tem manifestado um negativo sentimento de condenação ou crítica. Após fazer isso, visualize na sua mente a abertura do seu anzol e mesmo que você não tenha a mínima vontade de fazer isso diga a Deus: “Deus, em obediência à Tua Palavra eu libero essa pessoa dessa culpa contra mim. Da mesma maneira como um dia o Senhor me perdoou, eu também a perdôo.”